Simpósios temáticos


  Os simpósios temáticos ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 - das 14h às 18h - nos locais indicados abaixo do título de  cada simpósio. 

História Indígena e do Indigenismo

Coordenadores: Prof. Dr. Décio Guzman  e Prof. Dr. Márcio Couto Henrique

local: pavilhão A- sala 2.

    No vale amazônico, as sociedades nativas que aí habitavam passaram por radicais transformações após a chegada dos europeus. Entre os séculos XVI e XX, os processos de ocidentalização, evangelização, mundialização, urbanização, mestiçagem além de guerras, escravidão e epidemias, modificaram para sempre o modo de vida e a organização destas sociedades. Este Simpósio visa apresentar varias contribuições acadêmicas baseadas em investigações recentes com objetivo de refletir sobre estas transformações e colocar em debate as mais recentes pesquisas históricas sobre os fenômenos que afetaram as sociedades indígenas amazônicas assim como a resposta delas a eles.

  TERRA, NATUREZA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA   Coordenadores: Prof. Dr. Rafael Chambouleyron, Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes e Profa. Dra. Magda Ricci
\     
      Local: pavilhão B - sala 3

    Este simpósio pretende reunir estudos que se dedicam à pesquisa do espaço rural amazônico. Serão privilegiados trabalhos que abordem a Amazônia, em especial, a brasileira, contudo, sem negligenciar reflexões que permitam comparações com outros espaços rurais no país. Os mecanismos de ocupação territorial e a compreensão das formas de organização do universo agrícola nesse território; os conflitos rurais, as formas de organização, resistência e ação política dos trabalhadores rurais; a problemática das fronteiras, a sociabilidade rural, a legitimação e a ilegitimação de formas de dominação como a propriedade em suas distintas modalidades são algumas das temáticas que se vinculam aos interesses do Simpósio proposto. Constitui um esforço coletivo de promover a exposição de estudos que busquem esmiuçar e destrinchar a estrutura fundiária da região, informar sobre a espacialidade das relações sociais derivadas da ocupação agrícola, a paisagem construída pela agricultura, assim como a maneira como essa ocupação engendrou compreensões em torno ao acesso à terra, seus usos e a identidade que seus moradores foram construindo ao longo do processo de ocupação do território amazônico.

 Artes, mídias e representações sociais

Coordenadores: Prof. Dr. Aldrin Figueiredo  Prof. Dr. Maurício Costa 
local: pavilhão B - sala 1

    O simpósio temático recepciona trabalhos acadêmicos e debates historiográficos no campo da história da arte, das mídias e da comunicação, focalizando um amplo quadro da produção, circulação, recepção e memória iconográfica e iconológica, e de mídias como imprensa, rádio, cinema e televisão. Dentre os vários problemas da história da arte colonial, ambicionamos tratar dos seguintes temas: Os diálogos da história da arte com a história social. As mudanças históricas e as representações visuais (gênero, desenho, formato e aparência na produção artística). A história nas artes visuais (pintura, escultura e arquitetura). As artes e os diálogos e representações do tempo (música, dança, literatura e mídias); As artes no mundo do trabalho – artes manuais e ofícios artísticos (do mobiliário à moda). A historiografia da arte ibero-americana. Arte, sociedade, significado e co ntexto visual e midiatico. Arte e política. Arte, história, mídia e documento: leituras e releituras do mundo amazônico. Perspectivas do estudo da história da arte e das coleções sonoras (as pesquisas atuais). Museus de imagem, som, coleções de arte. O ensino de história da arte e das mídias. 

Migrações na Amazônia

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Maria de Nazaré Sarges e Prof.ª Dr.ª Cristina Donza Cancela 
Local: pavilhão B - sala 2

    O referido simpósio tem por objetivo congregar trabalhos que abordem o processo migratório para a Amazônia desde o século XIX até a década de 1960. Se constituirá em um espaço de conhecimento e debate das diferentes abordagens acerca da migração permitindo um diálogo entre a história, a antropologia, a geografia e demais disciplinas afins, numa perspectiva da demografia histórica, da história cultural, da história de famílias, da mestiçagem, do mundo do trabalho, enfim, das várias nuances que constituem o estudo de deslocamento de populações nacionais e estrangeiras.


Trabalho e Liberdade na Amazônia
Coordenadores: Prof. Dr. José Alves de Souza Júnior e Profa. Msc. Maria Roseane Correa Pinto
Local: pavilhão B - sala 4

    O simpósio "Trabalho e Liberdade na Amazônia" pretende discutir as formas de trabalho compulsório e livre utilizadas nos diversos momentos da história da Amazônia, mundo do trabalho este que reúne um grande contingente de despossuídos, constituído por índios, negros, mestiços e homens brancos pobres, cujas experiências de exploração e opressão vivenciadas em comum levaram à construção de uma identidade social, que, em vários momentos, se sobrepôs à identidade étnica, sem provocar, é claro, o desaparecimento da segunda. Nesse complexo mundo do trabalho, os agentes sociais desenvolveram diversas concepções de liberdade e engendraram múltiplas estratégias de luta para obtê-la, o que torna a experiência histórica amazônica extremamente interessante de ser estudada e discutida. Nesse sentido, o presente simpósio tem o objetivo de reunir pesquisadores do mundo do trabalho amazônico, criando um espaço de troca de experiências de pesquisa.


 Ensino de História e formação de professores de História para a educação básica

   Coordenadoras:Prof.ª Dr.ª Wilma Coelho  Prof.ª Dr.ª Conceição Almeida
      Local: setorial básico II

    RESUMO:
      
     Neste Simpósio Temático pretende-se discutir experiências e proposta pedagógicas relacionadas ao ensino de história na educação básica, considerando a produção do saber histórico escolar desenvolvida no Brasil desde o século XIX. O objetivo é contribuir com o debate histórico sobre história e ensino de história no país, tendo por princípio as reflexões acerca das práticas curriculares constituídas ao longo do tempo. A formação de professores de história para educação básica tem sido objeto de estudo há longo tempo no Brasil. Nessa perspectiva, o presente Simpósio objetiva constituir-se num “forum” de discussão de narrativas de experiências e propostas pedagógicas para o ensino de história na educação básica, com vistas à possibilitar novas análises e proposições relativas à construção do saber histórico escolar. Nesse sentido este Simpósio deve reunir comunicações relacionadas com:


    a) Reflexões, possibilidades e desafios para o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano).
    b) Relatos de experiências com o ensino de história nos diversos anos da educação básica.
    c) Análises sobre a relação entre pesquisa histórica e ensino de história na  educação básica.
    d) Estudos sobre a relação entre a formação docente e o ensino de história na educação básica.
    e) Estudos sobre Ensino de História e diversidade cultural.

    Sugestão Bibliográfica:

    ABREU, Martha SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia.
    Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
    APRENDER HISTÓRIA: perspectivas da educação histórica (organizadoras) Maria Auxiliadora
    Schmidt, Isabel Barca. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
    BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
    BITTENCOURT, C. M. F . O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997.
    COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar (org.). Raça, cor e diferença: a escola e
    a diversidade. 2ª. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.
    FONSECA, Selva. Guimarães. Prática e Didática de História. Campinas: Ed. Papirus, 1993.
    FREITAS, M. C. de (org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
    GATTI Jr, D.; INÁCIO FILHO, G. (orgs.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa,
    produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2005.
    MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). A História do Ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro:
    Access, 1998.
    OLIVEIRA, Margarida D. de; CAINELLI, Marlene R.; OLIVEIRA, Almir F. B. de (org.). Ensino de
    história: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008.
    SANTOS, J. S.; ZAMBONI, E. (Org.). Potencialidades investigativas da educação. Goiânia: Ed.PUC
    Goiás, 2010.
    SILVA, Marcos. Antonio da. História - O Prazer em Ensino e Pesquisa. São Paulo: Brasiliense,
    2003.
    ZAMBONI, E.; FONSECA, S. E. G. (org.). Espaços de Formação do Professor de História. 1. ed.
    São Paulo: Papirus, 2008.

História do Tempo Presente: sociedade, cultura e politica pós-1960

Coordenadores: Dr. Pere Petit, Dra. Leila Mourão e Dra. Edilza Fontes
Local: setorial básico I



   Sendo conscientes que os recortes tempo histórico — especialmente nos estudos de história social, cultural ou econômica e, em menor medida, de história política —, são, geralmente, bastante arbitrários, consideramos, contudo, que as mudanças sócio-culturais, demográfico-econômicas e políticas ocorridas, nas últimas décadas, no Pará e nos outros estados da Amazônia brasileira, foram marcantes para a compreensão dos tempos de hoje, os trabalhos de pesquisas  a serem apresentados neste Seminário Temático, alimentados, entre outras fontes, de imagens, documentos, fontes orais e hemerográficas, aprofundarão, numa perspectiva interdisciplinar, o conhecimento da sociedade, cultura e os movimentos políticos e sociais na Amazônia dos anos 1960 até os dia de hoje. Processos históricos que incluímos no recorte temporal da História Contemporânea que denominamos de História do Tempo Presente ou “a história do nosso próprio tempo” (Eric Hobsbawm)

  • Religião e Práticas Religiosas

Coordenadores: Prof. Dr. Fernando Arthur Neves e Prof. Dr. Heraldo Maués

Local: pavilhão B - sala 5
O simpósio temático de História das Religiões e Religiosidade visa fomentar um espaço acadêmico para discutir as diversas formas de experimentar a religião na história; aproveitando as investigações e o ensino desse campo multidisciplinar presente na região para aprofundar os estudos e pesquisas realizados no âmbito da graduação e pós-graduação. As diferentes articulações teórico e metodológicas referentes a este campo são um desafio para constituição de problemas de pesquisa a serem tomados como parte da conformação de uma linha de pesquisa em história.